Categories
Bootcamp de programação

Front end: o que é, para que serve, como aprender

Desbrave os frameworks Angular e React para criar projetos, conceitos de JSX e componentes de card. A aparência de um site, sistema ou outro projeto do tipo é um dos fatores marcantes para o usuário, podendo ser também um dos motivos que os levam a desistir de utilizá-lo. Portanto, é importante que isso seja levando em conta no momento de desenvolver um app, site ou software. Além disso, sites responsivos saem na frente por causa do constante aumento de tráfego vindo de dispositivos móveis. Portanto, ao utilizar linguagens front-end, é preciso ter essa questão em mente. O problema de usabilidade ruim se aplica também a softwares, afinal, é preciso que o usuário consiga entender como a ferramenta opera.

À medida que sua carreira progride, você poderá apresentar ali mais projetos nos quais trabalhou. Se você quer se tornar um desenvolvedor de front-end profissional, precisa praticar de forma consistente. Isso vai ajudá-lo a aprender os conceitos completamente (e não apenas na superfície). O HTML é frequentemente a primeira linguagem que os desenvolvedores aprendem e é essencial para o trabalho de desenvolvimento de front-end.

Onde atua um Desenvolvedor front-end?

Eles são peças-chave na construção da identidade digital da empresa, influenciando diretamente na percepção de marca e na satisfação do cliente. Trabalhando em estreita colaboração com equipes de back-end, design e marketing, esses desenvolvedores ajudam a assegurar que os objetivos de negócios sejam alcançados através de uma presença online eficaz e envolvente. Em suma, o Desenvolvedor https://www.jornaldealagoas.com.br/geral/2024/01/18/22446-curso-de-teste-de-software-drible-a-falta-mao-de-obra-no-mercado-de-trabalho é o elo entre a visão criativa e a realidade técnica, criando a face digital que o mundo vê. Os desafios do cargo são tão dinâmicos quanto a própria indústria da tecnologia.

  • Ele permite que scripts como JavaScript manipulem o conteúdo e a estrutura de um site.
  • Trabalhando em estreita colaboração com equipes de back-end, design e marketing, esses desenvolvedores ajudam a assegurar que os objetivos de negócios sejam alcançados através de uma presença online eficaz e envolvente.
  • Além da criação da interface de usuário, os desenvolvedores frontend têm uma variedade de responsabilidades.
  • Como dito anteriormente, um desenvolvedor de back-end é responsável por tudo relacionado ao back-end, incluindo a lógica, a comunicação com os banco de dados e muito mais.
  • As aulas são ministradas por professores que atuam nas melhores empresas do mercado.

Você deve ter notado que todas as frameworks e bibliotecas das seções anteriores funcionam com linguagens de programação específicas. Isso porque os frameworks servem como fundamentos principais ao desenvolver aplicativos web frontend ou backend; as peças que mantêm esses fundamentos juntos são as linguagens de programação. No lado da frente das coisas, os desenvolvedores podem escolher entre frameworks e bibliotecas. Ao comparar backend vs frontend, um framework frontend executa tarefas como estilo do site, gerenciando solicitações AJAX e descobrindo como os arquivos backend são usados e apresentados no frontend. O desenvolvedor front-end é um profissional crucial na criação de experiências digitais envolventes e funcionais. Eles trabalham na interseção de design e código, usando uma combinação de criatividade e habilidades técnicas para criar sites e aplicativos que são visualmente atraentes e fáceis de usar.

Alura oferece curso gratuito e imersivo de front-end; veja como se inscrever

Frameworks são geralmente pacotes menores destinados a completar um propósito específico e essencialmente “forçar” o desenvolvedor a seguir diretrizes, linguagens e arquiteturas específicas. É uma boa ideia que você saiba HTML, CSS e JavaScript antes de ler esta sessão — muitas das técnicas e melhores práticas contidas aqui utilizam várias tecnologias. O que vale se atentar aqui é que, no mercado de trabalho, algumas empresas esperam que você tenha um conhecimento também de Devops e de SQL e Banco de dados. Com base em tudo o que foi discutido, é claro que o desenvolvimento front-end é uma carreira cheia de oportunidades para aprimoramento contínuo e desenvolvimento de habilidades.

front-end

Outro fator importante que deve ser levado em conta no desenvolvimento front-end é o objetivo da empresa com aquele produto. No caso de um site, por exemplo, é preciso pensar sobre a mensagem que a companhia pretende passar ao usuário e quais suas expectativas em relação àquela página. Podemos classificar como back-end tudo o que envolve como o projeto funciona, seja ele um site ou sistema.

Making the web work for everyone

As linguagens de frontend utilizadas no desenvolvimento do lado do cliente têm um foco mais voltado para o cliente. Estas são as linguagens que a pessoa comum pensa quando qualquer tipo de desenvolvimento web é mencionado. Linguagens backend correlacionam-se diretamente com frameworks backend e ajudam a processar o trabalho de backend como lógica de negócios, chamados de bancos de dados, redes, processamento de imagens, e muito mais. Por outro lado, as bibliotecas tendem a “despejar” mais recursos para o desenvolvedor sem fornecer tanta estrutura.

front-end

Além disso, o framework conta com diversos plugins integrados, descomplicando de vez a criação do front-end. A sua ideia é facilitar a vida do desenvolvedor front-end e resolver problemas comuns do cotidiano, sem contar que ele é simples de aprender e customizar. Estão são pré-processadores que fornecem uma grande variedade de recursos adicionais ao CSS e tornam a escrita do código muito mais eficiente.

Aprimore suas habilidades

Além disso, a formação inclui o acesso a uma comunidade de alunos da Hora de Codar, proporcionando uma excelente oportunidade para networking e aprendizado colaborativo. Ao final do curso, os alunos recebem um certificado de conclusão, comprovando sua dedicação e competência no desenvolvimento curso de teste de software. Uma das principais ofertas da Hora de Codar é a “Formação Front-end – HTML, CSS, JavaScript, React e +“. Com a mais alta classificação de 4,8/5, este curso é um pacote completo para aqueles que desejam se aprofundar no desenvolvimento front-end.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *